Artigo – O que Aconteceu com o Design

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UX/UI, Design System, DesignOps, Lead Design – O que está acontecendo com o design? 

Já pensou em como o design tem se transformado nos últimos anos? Novos termos, novas metodologias… UX/UI, Design System, DesignOps… O que está acontecendo? 

Antes de falar sobre o design em si, quero mostrar como se comporta o crescimento da tecnologia e como isso impactou o consumo. 

Segundo o livro “A singularidade está próxima”, de Ray Kurzweil. 

De acordo com a lei dos retornos exponenciais (ou “retornos acelerados), quebras de paradigma (também chamado de inovação) tornam a curva-S de qualquer paradigma em uma exponencial contínua. 

Um novo paradigma assume quando um paradigma anterior atinge seu limite natural, o que já aconteceu ao menos quatro vezes na história da computação. 

Em espécies não humanas, como macacos, o domínio da construção de uma ferramenta ou habilidade desenvolvida por cada animal é caracterizado por uma curva-S de aprendizado, que acaba abruptamente. A tecnologia criada pelo ser humano, em contraste, tem seguido um padrão exponencial de crescimento e aceleração. 

Bom, tendo essa ideia e vivenciando essa evolução da tecnologia, imagino que você já tenha entendido como foi o impacto disso na sua vida, mas acho que tem mais para entender. 

Então eu quero falar sobre Cibercultura 

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E Segundo Pierre Levy: 

Cibercultura é o conjunto de técnicas, práticas, atitudes, modos de pensar e valores que se desenvolvem junto com o desenvolvimento do ciberespaço. Já o ciberespaço, também chamado de “rede”, é o meio de comunicação que surge da interconexão mundial entre computadores. Não é apenas a infraestrutura, a internet, ou o hardware, mas sim o universo oceânico de informação. 

A evolução exponencial desse “ciberespaço”, que engloba muito mais que a “internet”, faz com que possam existir mais meios dentro de um meio do que a gente pode contar. Imagine, por exemplo, você abrindo o seu Instagram no seu celular em um jogo que você está jogando, pelo metaverso. Ou algo mais próximo: você acessar uma intranet da sua empresa, pelo seu navegador. 

Então o design se desenvolveu para acompanhar esse novo comportamento, essa “cibercultura” e ele precisa ser tão ágil quanto a evolução tecnológica, que é exponencial. 

Logo, o design, que sempre foi voltado a entender o consumidor/usuário e entregar a melhor usabilidade, performance e atração começa a usar metodologias de times de tecnologia e entregar mais produtos digitais. Como: metodologia ágil, criação de interfaces, scrum, equipes organizadas em squads, etc. E foi isso o que trouxe essa mudança no design e assim surgem os cargos de UX/UI designer, Lead designer, DesignOps.  

Uma “marca” já é muito mais que um logo, ou uma identidade visual. O mesmo se aplica para uma “marca digital”, que agora tem a variável de ser não apenas “à prova do futuro”, mas adaptável a uma quantidade infinita de meios digitais.  

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Antes o teste de aplicabilidade de um logo ia do cartão de visita ao bordado, hoje vai do rodapé do site até ícones de app, das mais variadas formas. Antes, os elementos de identidade visual eram ícones, cores e fontes. Agora são também as hierarquias de texto em HTML (h1, h2…), estilos de cor (cada cor com seu token), padrão de botões e CTAs. 

Então passamos a criar uma biblioteca de estilos, marcas, cores, textos, discursos, modelos e botões nas quais existem componentes essenciais, gerando uma biblioteca, uma fonte de consulta onde seriam disponibilizados os recursos para gerar e frutificar novas ideias, de forma ágil, no mundo digital. E é isso o que o design system por exemplo, contempla. 

E você, o que acha que mudou no mundo do design? Ou na sua profissão com a tecnologia? Quais foram os novos cargos e metodologias que você viu?