Como ter resultados na crise?

vencendo crise

É possível ter, validar e executar ideias durante uma crise?

Como empreendedores, devemos estar o tempo todo atentos às oportunidades, isso é ter visão, e é justamente o que diferencia os negócios bons dos ruins. Aplicar a visão, não se restringe apenas a momentos favoráveis, muito pelo contrário, durante as crises vêm as melhores ideias, e consequentemente as melhores oportunidades, mas você precisa estar disposto a trabalhar muito e sair da zona do conforto para isso. Afinal, não há resultado sem trabalho.

“Lembre-se: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. Essa crise vai passar. Mas não fique esperando ela acabar. Acabe com ela, ao menos na sua empresa e na sua carreira.”

Abilio Dini

E qual a relação disso com o momento atual? Bom, é óbvio que estamos passando por uma crise, e que tende a piorar. Diante disso, junto com todo o medo que essa situação provoca, nos vemos estagnados, com medo e incertos demais para pensar no presente, nossas atitudes presentes se resumem à fazer coisas para sobreviver até que tudo passe, “Quando essa crise passar eu faço” dizemos, pensando que só podemos fazer algo quando o momento ruim passar. Os bons empreendedores sabem que não é assim que funciona

Agora que você entendeu o que estamos vivendo, vamos deixar nosso papo mais tangível. Afinal, o que fazer durante essa crise para manter meu negócio bem? Para alguns pode ser óbvio, mas para outros não tanto, essa crise colocou todo mundo dentro de casa, justamente na era onde o digital é a maior fonte de informação, entretenimento e negócios.

O que você está fazendo para abastecer essa necessidade quase que explosiva do seu público? Há uma demanda gigante aí fora, as pessoas estão entediadas, algumas querem melhorar suas habilidades profissionais, outras só querem relaxar e outras querem desenvolver um hobbie.

Você sabe o que o seu público-alvo está fazendo durante essa quarentena? Bom, se você não tem um público-alvo definido para saber isso, acho que essa é uma oportunidade de definir, quem sabe um questionário de pesquisa de mercado não acaba sendo mais alguma coisa para preencher o tempo das pessoas entediadas em casa? Lembre-se que não ter um público-alvo definido não deve te impedir de por suas ideias em prática, esse é um grande facilitador mas não é garantia de sucesso.

Mas enfim, o que fazer para meu público? Você certamente é a melhor pessoa para responder essa pergunta, afinal, quem conhece melhor o seu negócio? (se não for você, esse é o momento de conhecer). Para responder à essa pergunta, vamos listar algumas perguntas, a primeira já temos:

lista-tareas

Durante essa quarentena:

  1. O que o seu público-alvo está fazendo?
  2. O que os seus concorrentes estão fazendo?
  3. O que os negócios que são exemplos para você estão fazendo? (Não precisam ser concorrentes, nem do mesmo segmento).
  4. O que os seus concorrentes NÃO estão fazendo?

Responda a cada uma dessas perguntas com calma, que no final você terá uma lista de ideias para validar e implementar.

E como faço para validar?

Simples, relacione essa ideia com seu objetivo, e veja as possibilidades dentro do seu contexto como negócio e dentro do contexto externo.

Vou te dar um exemplo claro e que usamos com um de nossos clientes:

Eles são um escritório de investimentos, um de seus objetivos é abrir contas, para abrir contas eles precisam de leads, logo a meta foi a captação de leads.

A ideia que queríamos trabalhar seria um artigo com um tema preciso para o contexto externo: “Como ficará a Bolsa de Valores após a crise?”. As pessoas deixariam nome, e-mail e telefone para baixar o artigo, mas para isso precisamos de uma landing page e uma campanha digital. Dentro do nosso contexto como negócio, isso era possível, dentro do contexto externo era muito favorável. Resultado: Mais de 200 leads captados em 1 semana. Repare que respondendo às duas primeiras perguntas da lista chegamos nessa ideia.

Mas se dentro do seu contexto como negócio você ver que não é possível, tenha certeza que pensou em todas as formas e passe para a próxima ideia. Perceba que se seu negócio estiver cada vez mais impossibilitado de executar ideias, pode haver algo de errado e o problema pode estar mais fundo do que parece (volte 3 casas e tente novamente rs).

Vou dar um exemplo mais claro ainda:

Supondo que você tenha uma lanchonete, toda sua demanda é basicamente no seu bairro, mas infelizmente não trabalha com delivery, e pra piorar não tem redes sociais relevantes, nem um site. Assim fica inviável vender pela internet, onde seu público está. Nesse momento é preciso correr para se adaptar, mas seria melhor se tivesse se adaptado antes, não?

Agora, considerando o caso de vocês oferecerem o delivery e terem redes sociais boas. Que tipo de ações podem te dar destaque? Intensificar o conteúdo do insta, apelar nas fotos dos lanches? Ou uma live semanal para interagir com o público mostrando o que usam nos lanches para ficarem mais saborosos? O que você precisa para realizar essas ações? Basta um celular para tirar as fotos e gravar as lives e outro para receber os pedidos.

Agora que você entendeu como validar a sua ideia, é hora de implementar. Tenha em mente que a organização é a sua melhor amiga nesse momento, assim você não perde o controle. Ser organizado garante que você não tenha que fazer tudo sozinho para ter o controle, você vai poder gerenciar melhor as etapas e as pessoas envolvidas na implementação, assim você consegue até mesmo otimizar o tempo de execução, com a divisão das tarefas. Mas você precisa saber quais são as etapas e as pessoas responsáveis por elas.

Voltando ao primeiro exemplo que dei aqui, para implementar a ideia existiriam algumas etapas, vou descrevê-las resumidamente aqui:

1ª Etapa – Preparação
• Escrever artigo – Autor
• Criar landing page – Programador
• Criar artes de divulgação – Designer
• Criar texto de divulgação – Redator

2ª Etapa – Preparação
• Colocar artigo em layout bonito – Designer
• Preparar campanha digital – Analista de Redes Sociais
• Colocar artigo na landing page – Programador

3ª Etapa – Campanha divulgada
• Controle da campanha e dos leads – Analista de Redes Sociais

Cada etapa tem tarefas executadas simultaneamente por cada um dos responsáveis e no final cada resultado dessas etapas foi convergindo em um produto final que é a campanha digital finalizada. Essa foi a organização que usamos para a implementação, mas sinta-se livre para usar a organização que preferir, desde que seja eficiente.

Procure simplificar os processos ao máximo para evitar impedimentos na execução, agilize a comunicação, seja claro e evite perder o timing de execução das suas ideias. Essa é a ideia da organização.

Imagina se daqui a 3 dias é descoberta uma nova cura para o coronavírus, toda a crise é resolvida e tudo volta ao normal? Seria muito bom, mas será que se tivéssemos disponibilizado esse artigo 2 semanas depois de tudo estar resolvido teria a mesma efetividade? Acredito que a necessidade do público já não seria a mesma.

Bom, espero que esse artigo tenha te ajudado e aberto a sua mente para novas ideias. Compartilhe, para que o máximo de empreendedores sejam encorajados a executar novas ideias.
Ideias que podem virar o jogo.