Já pensou em como seria mais fácil começar seu negócio com o conhecimento que você tem hoje?

young businessman sitting

Eu penso nisso todos os dias, o que me leva a refletir:

“E se eu soubesse agora, o que eu saberei daqui há 10 anos? Quão mais fácil ou rápida poderia ser minha evolução e a da minha empresa?”

É claro que existem aprendizados que só vêm com o tempo…, mas, e se pudéssemos pegar um “atalho” para ter mais conhecimento e tomar decisões mais precisas e assertivas agora?

Então, como acelerar o processo de aprendizado?

Antes, tenho uma pergunta para você: o quanto você se lembra do que aprendeu nas salas de aula do seu ensino médio? Aprender é, basicamente, a capacidade de receber e reter informação.

Segundo a neurociência, existem 5 fatores que influenciam diretamente nesse processo, são eles: emoção, atenção, motivação, plasticidade cerebral e memorização.

  • Emoção: “Quanto mais emoção determinado evento tiver, mais ele será gravado no cérebro” – Iván Izquierdo.
  • Motivação: “Da mesma forma que, sem fome não apreendemos a comer e sem sede não aprendemos a beber água, sem motivação não conseguimos aprender” – Iván Izquierdo.
  • Atenção: Pesquisas comportamentais e neurofisiológicas demostram que o sistema nervoso central só processa aquilo a que está atento.
  • Plasticidade cerebral: O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida.
  • Memorização: A ativação de circuitos ou redes neurais se dá, em sua maior parte, por associação: uma rede é ativada por outra e assim sucessivamente.

Conseguiu perceber o que faltou no seu processo de aprendizagem na escola? Muitas vezes, motivação; outras, atenção. Algumas coisas você aprendeu mais por conta da emoção.

Agora, como podemos melhorar o processo de retenção das informações?

Já entendemos que a motivação é algo muito importante. E temos a incrível capacidade de “dar um migué” quando algo não é motivador o suficiente. Deixo aqui uma sugestão: você pode trabalhar através de um sistema de recompensas. A cada avanço de aprendizado, uma recompensa, preferencialmente tangível.

A cada assunto aprendido, texto escrito ou certificação adquirida, um almoço diferente, uma folga…

Outra coisa muito importante é a forma como você se relaciona com o conteúdo. Dê uma olhada nesse conceito de pirâmide de aprendizagem:

Pirâmide de aprendizagem

Perceba que o modelo de ensino tradicional é baseado praticamente no aprendizado passivo, e talvez seja por isso retemos tão pouco.

Não quero dizer que ler, escutar e ver não sejam importantes. Na verdade, eu encaro essa pirâmide como uma trilha para acelerar a retenção do conhecimento. Tudo isso aponta principalmente para uma coisa: precisamos pôr em prática o que aprendemos.

Ou seja, para aprender mais rápido:

  1. Tenha um bom motivo para aprender
  2. Escute, leia e veja
  3. Coloque em prática

Como eu cheguei a essa conclusão?

Primeiro eu senti a necessidade de aprender mais rápido, para tomar decisões melhores na Alpe.

Depois eu assisti a esse podcast e li esses artigos:

https://www.cesdcampinas.org.br/a-piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser

https://novaescola.org.br/conteudo/217/neurociencia-aprendizagem

E, por último, escrevi esse texto.

Espero que isso faça sentido para você,

Se você discorda de algo que escrevi, pode comentar, pois gostaria de saber sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *